O Atlético-MG alcançou a liderança do Campeonato Brasileiro com estilo. Com um gol de voleio de Jô após jogada espetacular de Bernard, o Galo foi a Porto Alegre e venceu o Grêmio por 1 a 0, no Estádio Olímpico. Foi a terceira vitória fora de casa do time, que chega aos 16 pontos. O Tricolor Gaúcho cai para quinto, com 12. O jogo marcou o reencontro da torcida gremista com Ronaldinho, que foi muito vaiado o tempo todo.
O Olímpico viu um ótimo jogo de futebol. O Grêmio foi para cima e criou várias chances no primeiro tempo, mas o contra-ataque veloz era a arma do Atlético-MG. O gol de Jô não diminuiu o ânimo do time gaúcho, que terminou a etapa inicial pressionando. No segundo tempo, o Tricolor voltou com mais jogadores ofensivos, mas acabou ficando vulnerável. Não teve tantas chances e quase sofreu o segundo gol nos perigosos contra-ataques do Galo.
Líder, o Atlético-MG receberá a Portuguesa, domingo, no Independência. Já o Grêmio terá dois jogos difíceis pela frente, ambos fora de casa. Domingo que vem, o Tricolor visita o Santos, na Vila Belmiro. Depois, jogará com o Cruzeiro, em Minas Gerais.
O jogo – O jogo deste fim de tarde tinha vários atrativos para os torcedores que foram ao Olímpico. Além de ver o desafeto Ronaldinho em campo, os gremistas conferiram de perto a estreia de Zé Roberto e a reestreia de Anderson Pico, reintegrado ao elenco tricolor após quatro anos sendo emprestado a outros clubes.
O Grêmio fez uma boa primeira etapa. Logo nos primeiros minutos, o time abafou o Atlético-MG com uma forte marcação e ótimas trocas de passes. Aos 10 minutos, Zé Roberto invadiu cruzou para Marcelo Moreno, mas a zaga do Galo desviou o chute do centroavante. Na sequência, Edilson cobrou escanteio na cabeça de Fernando. Giovanni catou em dois tempos.
Aos poucos o Atlético-MG foi equilibrando a partida. O time mineiro, porém, era menos incisivo que o Grêmio. Logo em sua primeira grande chance, porém, o Galo marcou: Bernard apanhou rebote de escanteio pela ponta esquerda deu dois chapéus consecutivos, primeiro em Souza, depois em Edilson, e cruzou na medida para Jô acertar um belo voleio na pequena área: um gol de placa, que colocava o time mineiro na frente.
O Grêmio não sentiu o gol e voltou a pressionar. Aos 27, Marcelo Moreno subiu mais que a zaga após cobrança de falta e Giovanni salvou o gol. O Atlético-MG respondeu dez minutos depois: Jô fez boa jogada pela ponta, cruzou rasteiro, Marcelo Grohe defendeu parcialmente e Gilberto Silva afastou o perigo.
O time gaúcho ainda teve duas grandes chances antes do fim da etapa inicial. Aos 39, Kleber tocou para Anderson Pico, que foi à linha de fundo e cruzou. Marcelo Moreno se antecipou a Leonardo Silva e tocou de cabeça, mas a bola bateu no zagueiro do Galo, facilitando a defesa para Giovanni. Aos 42, Kleber entortou dois adversários na área e tocou para Zé Roberto, mas a zaga conseguiu impedir o empate.
Com Tony e Rondinelly nos lugares de Edilson e Léo Gago, o Grêmio voltou para o segundo tempo com proposta ainda mais ofensiva. Só que o Atlético-MG é quem começou melhor, marcando muito a saída de bola tricolor. A primeira boa chegada foi gaúcha: aos sete minutos, Zé Roberto arriscou de fora da área e quase marcou um golaço. Aos 10, Giovanni salvou em chute de Kleber.
O Atlético-MG levou perigo aos 13: Ronaldinho cobrou falta e Marcelo Grohe fez grande defesa. O time mineiro se fechava muito e procurava os contra-ataques com os velozes Danilinho e Bernard. Aos 18, Serginho chegou bem e rolou para Danilinho, que chutou torto, embora estivesse sem marcação. Três minutos depois, Jô entrou na cara do gol e Marcelo Grohe salvou cara a cara. Aos 24, Danilinho cabeceou com perigo para fora.
Aos 30, o Grêmio chegou com perigo: Marcelo Moreno concluiu de sem pulo um cruzamento, mas o chute saiu alto demais. Aos 36, as coisas se complicaram definitivamente para o Tricolor quando Paulo César Oliveira expulsou Anderson Pico, após lance com o volante Pierre.
As últimas chances foram todas do Atlético-MG. Em contra-ataque puxado por Ronaldinho, aos 42, Marcelo Grohe salvou o Grêmio ao defender chute de Escudero, que entrou sozinho. Aos 44, Ronaldinho cruzou e Jô encheu o pé, mas chutou para fora. Já nos acréscimos, Escudero chutou para defesa de Grohe.
Fonte: Gazeta Esportiva
Deixe um comentário