Esquiva Falcão de azul (foto).
Saiba quais foram os outros resultados do boxe nesta sexta
Após 13 dias de disputa nos Jogos Olímpicos, o boxe masculino começou a distribuir suas medalhas de bronze, conquistadas nas semifinais, nesta sexta-feira. O dia também decidiu quais boxeadores brigarão pelo ouro na final. O brasileiro Esquiva Falcão disputou a categoria peso médio (75 kg) e venceu o britânico Anthony Ogogo por 16 a 9, garantindo uma vaga – histórica para o país – na final.
Esquiva mostrou agilidade e boa movimentação no início, mas o britânico conseguiu alguns golpes e o primeiro round terminou empatado em 3 a 3. O brasileiro voltou para os três minutos seguintes com uma estratégia mais definida e manteve uma distância do oponente para aplicar boas sequências nos contra-golpes, fazendo 6 a 3.
No terceiro round, só deu Brasil. Esquiva partiu para cima de Ogogo e levou o britânico à lona duas vezes, com o árbitro abrindo contagem. Com 7 a 3 na parcial, o pugilista fehou a disputa e garantiu uma final inédita para o Brasil no boxe.
Esquiva pega na final o japonês Ryoto Murata, que derrotou Abbos Atoev, do Uzbequistão, na outra semifinal da categoria. Ogogo e Atoev ficaram com as medalhas de bronze. “Sei que estou entrando para a história, estou muito feliz com esse fato, mas eu quero o ouro”, afirmou o pugilista brasileiro logo após o combate, mostrando muita confiança.
Peso mosca-ligeiro (49 kg)
Nos primeiros confrontos do dia, Paddy Barnes, da Irlanda, e David Ayrapetyan, da Rússia, levaram a pior e ficaram com as medalhas de bronze da categoria peso mosca. O chinês Shiming Zou e o tailandês Kaeo Pongprayoon se enfrentarão na disputa pelo ouro.
Peso galo (56 kg)
Em seguida, Lazaro Alvarez Estrada, de Cuba, e Satoshi Shimizu, do Japão, foram os derrotados da categoria galo, ficando com as medalhas de bronze. O vencedores das lutas foram o irlandês John Joe Nevin e o inglês Luke Campbell.
Peso médio-ligeiro (64 kg)
Vicenzio Mangiacapre, da Itália, perdeu a luta para Roniel Iglesias Sotolongo, de Cuba, mas ficou com uma das medalhas de bronze dos ligeiros. A outra foi para Munkh-Erdene Uranchimeg, da Mongólia, derrotado por Denys Berinchyk, de Ucrânia. O cubano e o ucraniano se enfrentam na final.
Peso Pesado (91 kg)
Entre os pesos pesados, o ucraniano Oleksandr Usyk massacrou o búlgaro Tervel Pulev por 21 a 5 e classificou-se à final. Seu adversário será o italiano Clemente Russo, que derrotou o azeris Teymur Mammadov por 15 a 13, em luta disputada. Assim, Russo e Usyk fazem a final no próximo sábado, e Azerbaijão e Bulgária somaram uma medalha de bronze a mais no quadro de medalhas.
Fonte: Abril
Deixe um comentário