A Itália encarou a República da Irlanda nesta segunda-feira precisando vencer para se classificar às quartas de final da Eurocopa 2012. A seleção não bobeou e conseguiu a vitória por 2 a 0 com gols de Cassano e Balotelli, que começou nos bancos de reserva e marcou um golaço. A Irlanda ainda teve Andrews expulso no segundo tempo.
A partida foi morna durante a primeira meia hora, ao final da qual a Itália começou uma blitz em busca do gol. Aos 33, Cassano acertou belo passe para encontrar Di Natale sozinho pela direita. Shay Given saiu do gol para tentar roubar a bola do atacante, que finalizou com pouco ângulo para St Ledger tirar a bola em cima da linha do gol.
Logo no lance seguinte, aos 34, Cassano arriscou de fora da área e complicou a vida de Given, que não conseguiu segurar a bola e a tocou pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio, o gol: a cobrança de Pirlo terminou em cabeçada de Cassano, que superou Given e foi retirada por Duff, mas só após ter cruzado a linha do gol.
A Itália voltou do intervalo mantendo o ritmo do final do primeiro tempo e levando perigo logo aos três minutos, quando Balzaretti tabelou com Cassano, cortou o marcador na linha de fundo e devolveu para o camisa 10 finalizar com perigo. Dunne, porém, rebateu e trouxe tranquilidade à defesa irlandesa.
Dois minutos depois, De Rossi recebeu na entrada da área, ajeitou e bateu colocado, levando perigo ao ângulo esquerdo de Given. Aos oito, uma bela jogada coletiva da Itália terminou em Di Natale recebendo com espaço pelo lado esquerdo e chutando sem muito ângulo para defesa de Given.
Em cobrança de falta de posição semelhante à que gerou o gol marcado contra a Croácia, Pirlo levou perigo em chute direto aos 24 minutos, fazendo a bola passar por cima do gol irlandês. Em mais uma cobrança de falta, Andrews acertou um foguete após a bola ser ajeitada e obrigou que Buffon fizesse boa defesa aos 33 minutos.
Aos 42 minutos, Andrews recebeu o segundo amarelo e diminuiu as chances da Irlanda reagir em campo. Se o cartão vermelho já facilitou a vida da Itália, Balotelli ainda garantiu tranquilidade aos 43 minutos, quando marcou um golaço ao acertar um voleio de costas após cobrança de escanteio de Pirlo.
Dessa forma, com a vitória da Espanha por 1 a 0 sobre a Croácia também nesta segunda-feira, a Itália se classificou no segundo lugar com cinco pontos, dois atrás da Espanha. Croácia, com quatro, e Irlanda foram eliminadas.
FICHA TÉCNICA
ITÁLIA 2 x 0 REPÚBLICA DA IRLANDA
Local: Estádio Municipal de Poznan, em Poznan (Polônia)
Data: 18 de junho de 2012, segunda-feira
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Cüneyt Çak?r (Turquia)
Assistentes: Bahattin Duran e Tarik Ongun (ambos da Turquia)
Cartões amarelos: Balzaretti, De Rossi e Buffon (Itália) e Andrews, O’Shea e St Ledger (Irlanda)
Cartão vermelho: Andrews (Irlanda)
Gols: Cassano, aos 35 minutos do primeiro tempo, e Balotelli, aos 43 minutos do segundo tempo
ITÁLIA: Buffon; Abate; Barzagli, Chiellini (Bonucci) e Balzaretti; De Rossi, Thiago Motta, Marchisio e Pirlo; Cassano (Diamanti) e Di Natale (Balotelli). Técnico: Cesare Prandelli
IRLANDA: Given; O’Shea, St Ledger, Dunne e Ward; Duff, Andrews, Whelan e McGeady (Shane Long); Doyle (Walters) e Robbie Keane (Cox). Técnico: Giovanni Trapattoni
Fonte: Placar
Deixe um comentário