O Goiás é o 9º colocado no Brasileirão Série B, está há três pontos do quarto colocado e ainda não venceu fora de casa. O desempenho não é dos piores, mas um setor do time tem preocupado os torcedores e o treinador. A defesa esmeraldina é a quinta pior da competição, já sofreu 10 gols, todos fora de casa. O técnico Enderson Moreira está ciente das dificuldades e revelou que um dos problemas do sistema defensivo do Goiás é que há pouca comunicação entre os jogadores.
“Eles precisam falar, orientar. Temos jogadores com muita qualidade, mas com pouca comunicação”, comentou. A zaga do Goiás é formada basicamente por Ernando e Rafael Tolói, com entradas esporádicas de Valmir Lucas. Estes atletas atuam juntos profissionalmente desde 2009, os três foram formados na base esmeraldina.
Neste período o sistema defensivo não apresentou bons resultados. Em 2011 foi a terceira pior defesa da Série B, com 57 gols sofridos. Em 2010, quando o Goiás foi rebaixado teve a pior defesa da Série A, ao sofrer 68 gols.
No elenco atual há seis zagueiros e cinco volantes. No time titular escalado por Enderson Moreira nos últimos jogos, todos os jogadores destas posições vieram das categorias de base do clube: Rafael Tolói, Ernando, Amaral e Thiago Mendes. Ainda assim, a equipe sofre com falta de entrosamento.
Enderson acredita que os atletas esmeraldinos individualmente são muito bons, mas em grupo, às vezes pecam no posicionamento o que proporciona várias falhas. O treinador garantiu que tem orientado os atletas a respeito disso. O técnico aguarda a recuperação do zagueiro Lacerda, contrato no final do Campeonato Goiano, mas que ainda não pode estrear devido a uma lesão. Lacerda é uma das esperanças do torcedor, o atleta tem 28 anos e foi eleito o melhor zagueiro do Campeonato Gaúcho de 2012.
O Goiás volta a campo no próximo sábado (16), contra o Atlético Paranaense, fora de casa. Rafael Tolói não poderá atuar pois está suspenso devido ao terceiro cartão amarelo. O meia David volta de suspensão.
Fonte: Portal 730
Deixe um comentário