Caxumba causa esterilidade
Verdadeiro. A parotidite epidêmica (caxumba) é causada por um vírus que pode atingir os testículos. Segundo o urologista Carlos Sacomani, do Hospital Samaritano (SP), cerca de 15% a 25% dos homens que apresentam a doença após a puberdade podem ter inflamação do testículo. De acordo com a gravidade e intensidade do processo inflamatório, haverá posterior atrofia testicular e, consequentemente, infertilidade. Carlos Bayma, chefe do setor de urodinâmica do Hospital Esperança Recife (PE), explica: “Felizmente a incidência é rara, e mais comum entre adolescentes e adultos jovens. Em alguns casos, há recuperação entre 6 e 12 meses”.
Câncer de próstata é doença de idoso
Parcialmente verdadeiro. Esse tipo de câncer é raro abaixo dos 40 anos de idade, mas, embora seja mais comum após os 60 anos, não é exclusividade dos idosos. O pico de incidência se dá entre 70 e 75 anos, só que quando afeta homens mais jovens, e não é tratado, pode ser causa de óbito.
Perda de massa muscular é inevitável
Verdadeiro. Entre as características mais marcantes do envelhecimento está a troca de massa magra (músculo) por gordura. A perda muscular está associada a quedas e suas terríveis consequências como fraturas. De acordo com a geriatra Cybelle Diniz, do Hospital Samaritano (SP), “a boa notícia é que exercícios físicos, associados a uma dieta equilibrada, melhoram o quadro”.
Disfunção erétil é um problema psicológico
Parcialmente verdadeiro. A disfunção erétil pode ser de origem orgânica ou psicogênica. Diabetes, hipertensão arterial, doenças vasculares, uso de alguns medicamentos podem levar à dificuldade de se obter, manter ou ter uma ereção satisfatória. “Quanto mais jovem for o homem, maior a chance de a disfunção erétil ser psicogênica”, fala Carlos Sacomani. “E, à medida que se envelhece, as causas orgânicas adquirem maior importância. Mas, em qualquer faixa etária, estresse, ansiedade, preocupações, dificuldade de relacionamento, ou seja, componentes ditos psicológicos, podem interferir.”
Vasectomia aumenta risco de doença cardíaca
Falso. Os urologistas consultados na matéria afirmam que os estudos científicos realizados até o momento demonstraram não haver aumento do risco de doença cardíaca em homens submetidos à vasectomia.
Homem não tem ciclos de fertilidade
Parcialmente verdadeiro. Diferente da mulher, o homem não possui ciclos de fertilidade. Desde a puberdade ele produz espermatozoides capazes de fecundar o óvulo. Carlos Bayma, médico especializado em Urologia e chefe do Setor de Urodinâmica do Hospital Esperança de Recife (PE), alega que os ciclos existem, mas de forma diversa dos da mulher. “A testosterona é flutuante em seus níveis séricos, e isso influencia os gametas masculinos. O fato está diretamente ligado à idade, ao estilo de vida e ao consumo ou não de álcool e tabaco”, conclui.
Fonte: revistasaude
Deixe um comentário