Colorado desperdiça chances e, em dois contra-ataques, cede derrota para equipe anapolina, que ainda perde pênalti. Tigre cai para quarta posição
Uma goleada fora de casa, e o vice-lanterna pela frente na próxima rodada. Era o cenário perfeito para o torcedor do Vila Nova vibrar com mais uma vitória colorada, e ver sua equipe se consolidar no G-4. Mas quem foi ao estádio Onésio Brasileiro Alvarenga na tarde deste domingo viu uma verdadeira zebra no Goianão. O Tigre abusou dos gols perdidos, e o Grêmio Anápolis foi eficiente nas duas chances que teve para vencer o Alvirrubro por 2 a 1, no fechamento do primeiro turno do Estadual.
Nei, no primeiro tempo, e Améico, na segunda etapa, fizeram os gols da equipe de Anápolis, que venceu pela segunda vez no Goianão. Hyantony marcou, no último minuto, o gol de honra dos donos da casa. Com o resultado, o Grêmio vai aos oito pontos, deixa a zona de rebaixamento, mas para permanecer fora do Z-2 a equipe precisa torcer por uma derrota do Anápolis diante do Goiás, nesta segunda-feira. O Vila Nova, que perdeu a primeira no OBA em 2013, permanece com 13 pontos, em quarto, e pode ser ultrapassado pelo Atlético-GO já na próxima rodada.
O Vila Nova terá o rival Goiás pela frente na próxima rodada, no dia 10, no Serra Dourada, em clássico que será realizado no estádio Serra Dourada. O Grêmio Anápolis recebe o Itumbiara, no sábado, dia 9, no estádio Jonas Duarte.
Pressão colorada e gol do Grêmio
O Vila Nova não demorou a mostrar que estava disposto a confirmar seu favoritismo. O Tigre logo tomou o controle da partida. Apostando nas jogadas pelo lado direito, com Chiquinho e Diego Paulista, o Tigre tentava invadir a área do Grêmio Anápolis, mas os visitantes se fechavam. O time do técnico Édson Júnior ameaçava apenas com os contragolpes puxados pelo rápido Whelton, mas sem sucesso. Sem espaços para criar boas jogadas, o Colorado criou suas melhores oportunidades em bolas aéreas.
A primeira delas – a melhor do primeiro tempo – foi aos oito minutos, quando Barboza cobrou falta da esquerda, e Hyantony pegou a sobra e finalizou, mas Walber fez uma ótima defesa. O gol perdido foi o sinal de como seria a partida, a partir de então. O Tigre se mantinha no campo de ataque, abrindo o jogo pelos dois lados, mas o Grêmio Anápolis se fechava bem. Com dificuldades para furar o bloqueio adversário, as jogadas individuais se tornaram alternativa para o Tigre.
E desta forma o Vila conseguiu, enfim, criar uma boa chance. Mas também criou as condições para levar o gol. Aos 35 minutos, Alexandre Carioca fez ótima jogada pela direita, mas ao cruzar, errou o passe. No contra-ataque, a bola chegou aos pés de Jailson. O lateral cruzou na cabeça do atacante Nei, que colocou a pelota no canto esquerdo de Vinícius: 1 a 0 Grêmio.
O gol deixou os colorados ainda mais nervosos. O Alvirrubro seguiu com o domínio da posse de bola, mas com os mesmos erros na finalização. Elcimar, aos 40 minutos, e Barboza, cinco minutos depois, tiveram boas oportunidades, mas chutaram para fora.
Pênalti perdido, gols desperdiçados e zebra
O cenário do segundo tempo não se alterou em relação à primeira etapa. O Vila Nova voltou com o mesmo ímpeto, e as mesmas dificuldades. E o Grêmio Anápolis seguiu com a mesma proposta defensiva e na espera por contra-ataques. A cada minuto que se passava, a apreensão dos colorados aumentava ainda mais. A agonia vilanovense esteve perto de chegar ao ápice aos 11 minutos, quando Whelton partiu na velocidade pela direita, passou pelo primeiro marcador, mas foi parado por Ernani, dentro da área. Pênalti marcado por Fabrício Nery.
O próprio Whelton foi para a bola e chutou para fora, dando um sopro de alívio para os colorados. No entanto, o ânimo obtido com a penalidade desperdiçada pelos visitantes não surtiu efeito na pontaria alvirrubra. O Vila Nova seguiu pressionando, mas errando nas finalizações. Ao Grêmio, restava ganhar tempo em qualquer oportunidade que tinha. Darío Pereyra tentou dar mais movimentação ao seu ataque com a entrada de Henrique Dias na vaga do volante Cláudio, e o atacante foi o responsável pelo lance que abriu o festival de gols perdidos pelo Tigre.
Aos 15 minutos, Barboza cruzou na área, Hyantony dividiu com Walber e, na sobra, Henrique chutou para fora a chance do empate colorado. O Grêmio Anápolis se segurava como podia, e o Vila Nova não conseguia superar o bloqueio do time anapolino. Até mesmo o artilheiro Elcimar deu a sua contribuição para dia tenebroso do Vila Nova, ao perder um gol, aos 29 minutos. A prova de que realmente não era o dia dos colorados veio dez minutos depois.
Após perder a bola no meio-campo, o atacante Américo, que acabara de entrar na partida, puxou o contra-ataque para o Grêmio e só parou quando colocou a bola no fundo das redes de Vinícius: 2 a 0. Sobravam menos de dez minutos para o fim da partida, tempo suficiente para Barboza errar mais um tento para os colorados, mas também para o Tigre, tardiamente, conseguir fazer o seu gol. Aos 47 minutos, o próprio Barboza cruzou, e Hyantony testou para as redes e fez o de honra do Vila Nova, o que não evitou a zebra e as vaias dos colorados no OBA.
Fonte: Globoesporte.com
Deixe um comentário