“Nunca mais jogarei futebol. Aceito isso”, lamenta o ex-jogador, que sofreu parada cardíaca.
Fabrice Muamba nunca mais poderá jogar futebol. O congolês, que sofreu uma parada cardíaca no meio de uma partida entre o Bolton e o Tottenham, pela FA Cup, afimou ter escolhido se afastar dos gramados e da bola para seguir vivo.
“Nunca mais jogarei futebol, nunca mais. Aceito isso. É ter de escolher entre não voltar a jogar ou morrer. Optei por não jogar mais em vez de arriscar morrer prematuramente”, lamentou, em entrevista ao canal britânico Sky Sports.
O jogador caiu em campo no dia 17 de março deste ano e, segundo os médicos que o atenderam ainda no gramado do White Hart Lane, Muamba chegou a ficar sem batimentos cardíacos por 78 minutos. Um mês depois, o meia foi ovacionado pela torcida do Bolton ao entrar em campo no Reebok Stadium, novamente contra o Tottenham, porém apenas como espectador.
Em julho, o congolês disse que chegou a sofrer nova parada cardíaca, mas um minidesfribilador instalado pelos médicos em seu coração o salvou novamente do destino fatal. “Pegou-me indefeso, mas de repente tudo começou a se acalmar pouco a pouco. Quando sento e penso nele (minidesfibrilador), digo a mim mesmo: ‘Pelo menos funciona’”, declarou, também ao canal Sky Sports.
“Exigi muito de mim, talvez demais. Estava em forma, mas queria ir ainda mais longe. Estava num complexo em Nova York onde fazíamos de tudo: corrida, musculação, tudo. Creio que pode ter sido uma dessas coisas a provocar a minha paragem cardíaca”, analisou o atleta, que desconfia que o esforço na pré-temporada com o Bolton acabou tornando seu coração fraco.
Fonte: Placar
Deixe um comentário