Em um jogo cheio de chances e alternativas, o Atlético venceu o Palmeiras por 2 a 1, no Pacaembu. De quebra, com a derrota do Figueirense para o Grêmio, o Dragão passou a última colocação do Brasileirão para a equipe catarinense.
Rayllan e Ernandes marcaram para o rubro-negro enquanto Patrick Vieira descontou para o alvi-verde. O resultado também aumentou a vantagem goiana nos confrontos entre os dois times pelo Brasileirão. Este foi sexto jogo e a quarta vitória atleticana – houve ainda um empate e uma vitória palmeirense.
O primeiro tempo contrariou as previsões de quem imaginava uma partida sem interesses das duas equipes pelo fato de ambas já estarem rebaixadas para a Série B do ano que vem. Foram 45 minutos repletos de oportunidades.
O Palmeiras apostava em chutes de longa distância. Mazinho foi o primeiro a arriscar, aos 5 minutos. Márcio encaixou. Bruno Oliveira, aos 14, e Bruno Dybal, um minuto depois, também usaram deste expediente, mas ambos jogaram para fora.
O Dragão, por sua vez, tinha nos cruzamentos na área sua principal opção ofensiva. A principal válvula de escape do time goiano eram as investidas de Diogo Campos, sempre pela ponta direita.
E foi por com essa combinação que o Atlético abriu o placar aos 16. Depois de receber na linha de fundo, Diogo Campos lançou na área, Raphael Alemão afastou mal, e a bola sobrou para Rayllan cabecear por cobertura e fazer o primeiro gol do jogo. Dragão 1 a 0.
Quatro minutos mais tarde, novamente em bola alçada pela direita, Patric subiu mais que a zaga alvi-verde e tocou de cabeça. A bola caprichosamente tocou no travessão.
Aos 21, depois de contra-ataque rápido, o rubro-negro teve sua única boa chance pelo setor esquerdo, após Rayllan servir Eron. O camisa 6 cortou o marcador, mas na hora de concluir com o pé direito acabou isolando.
Palmeiras “copia” adversário e empata
Depois de tentativas frustradas em conclusões de fora da área, o Palmeiras resolveu usar o mesmo artifício que o adversário para igualar o marcador. Aos 25, Correa bateu falta pela direita dentro da área e depois da disputa pelo alto entre Márcio e Obina, a bola sobrou para Mazinho, que tocou para Patrick Vieria, quase em cima da linha, empurrar para o gol.
Mesmo com o gol sofrido, o mais querido dos goianos não abdicou da sua forma de jogar. Sempre pela direita, Diogo Campos recebeu e levantou na área para Rayllan pegar de primeira e obrigar o Raphael Alemão a se esticar todo para defender.
Antes da primeira metade de partida acabar, ainda houve tempo de Marino perder boa chance. Rayllan cobrou escanteio e o volante cabeceou rente a trave direita.
Pelo meio e de longe
Buscando manter o bom aproveitamento pelo lado direito também no segundo tempo, o técnico Jairo Araújo voltou para o intervalo com Marcos no lugar de Adriano.
Em tese, a ideia era aproveitar os bons cruzamentos de Marcos – principal fundamento do jogador – pela direita, naquela que foi a melhor jogada goiana na primeira etapa.
Porém, o Atlético começou a trabalhar mais a bola pelo meio. E antes da falta cobrada por Correa, aos 8, que levou perigo ao gol de Márcio, a escolha rubro-negra se mostrou correta aos 11. Ernandes recebeu pelo meio e soltou uma bomba de longe, acertando o cantinho esquerdo de Raphael Alemão e colocando o Dragão novamente em vantagem.
Por muito pouco, o terceiro não veio em boa trama pelo meio. Rayllan recebeu e tentou encobrir o arqueiro paulista, mas Alemão conseguiu evitar o tento.
O jogo continuou corrido, mas as oportunidades de gol ralearam. Nas chances que ainda teve, o Palmeiras parou em duas belas defesas de Márcio garantiu o triunfo atleticano. Primeiro em falta cobrada por Correa, e, em seguida, na conclusão de Vinícius, dentro da área.
No próximo domingo, o Atlético encerra a temporada enfrentando o Bahia, às 17 horas, no Estádio Serra Dourada, pela última rodada do Brasileirão. O técnico Jairo Araújo não poderá contar com o lateral Eron e com os volantes Marino e Ernandes, todos eles suspensos.
A delegação rubro-negra volta para Goiânia ainda neste domingo. No entanto, a reapresentação acontece somente na terça-feira, às 16h30, no CT do Dragão.
Ficha Técnica
Palmeiras 1 x 2 Atlético
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Márcio Chagas da Silva (SC)
Público: 4.244 pagantes
Renda: R$ 121.975,00
Gols: Rayllan e Ernandes (ACG), Patrick Vieira (PAL)
Expulsão: Wellington (PAL)
Palmeiras
Raphael Alemão; Bruno Oliveira, Artur, Wellington e Juninho; Correa, Bruno Dybal(Luiz Gustavo), Patrick Vieira (Diego Souza) e Mazinho (Índio); Vinícius e Obina. Técnico: Gilson Kleina.
Atlético
Márcio; Adriano (Marcos), Gustavo, Diego Giaretta e Eron (Carlos); Marino, Dodó, Ernandes e Rayllan; Diogo Campos e Patric. Técnico: Jairo Araújo.
Deixe um comentário