O artista plástico espanhol, José Inácio Rincon Rodrigues, foi deportado de Fortaleza, no fim da noite do último sábado. Ele foi barrado pela Polícia Federal ao desembarcar no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Rincón Rodrigues participaria ainda esta semana de uma mostra de artes plásticas, no município de Sobral. Entretanto, não apresentou comprovantes originais de documentos necessários para a permanência no País. Agentes da PF não quiseram comentar a repatriação do espanhol, mas falaram em “reciprocidade”.
O POVO esteve no Aeroporto Pinto Martins, ainda na noite de sábado, e apurou que Rincón Rodrigues desembarcou na Capital às 20h05min, em um voo da empresa TAP Air Portugal, vindo de Lisboa. Entretanto, o Setor de Imigração da Polícia Federal determinou que o espanhol retornasse para a Europa, na mesma aeronave, que partiu às 21h25min.
“Não posso confirmar nada. Mas se ele foi realmente deportado, voltou no mesmo voo em que veio. Isso é o que eles costumam fazer com os brasileiros na Espanha. O que está acontecendo agora é apenas uma reciprocidade”, disse um agente, que não quis se identificar e orientou que a reportagem procurasse a Superintendência da Polícia Federal no Ceará.
Hospedagem em Sobral
Entretanto, ao ser informado que o artista plástico veio ao Brasil participar de uma mostra de artes plásticas, o policial indagou: “Rapaz, e por que ele não veio com a documentação correta?”
Ao insinuar a repatriação de Rincón, o agente destacou que um dos motivos que podem levar à deportação é justamente a falta de comprovante de hospedagem, de uma reserva de hotel.
Na mesma noite, O POVO procurou a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), para confirmar o voo em que Rincón Rodrigues foi deportado, mas as atendes informaram que é necessário uma ordem judicial para ter acesso à relação de passageiros do voo.
Prefeito condena ato
O prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda (PT), lamentou a atitude da Polícia Federal. Segundo ele, a postura dos agentes foi de “incompreensão”. Clodoveu disse ainda que interpelou pela entrada do espanhol no Brasil junto ao delegado responsável pelo caso, que teria sido inflexível.
“O delegado foi intransigente. Disse que não tinha explicação e que Rincón seria deportado mesmo assim”, explicou. O POVO entrou em contato com a assessoria da Polícia Federal, mas as chamadas não foram atendidas.
Formado pela Escola de Belas Artes de Madrid, Rincón Rodrigues participaria da primeira edição do Imprima Sobral – Mostra Internacional de Gravuras, que reúne 142 artistas de 34 países. O evento teve início no dia 8 de maio e segue até o dia 15 de agosto. Nesse período, a organização da mostra tentará trazê-lo novamente ao Brasil.
ENTENDA A NOTÍCIA
O artista plástico Rincon Rodrigues foi impedido de desembarcar no Brasil porque não apresentou documentos originais que comprovassem sua hospedagem, no município de Sobral, onde participaria de uma mostra internacional de gravuras. O espanhol deve tentar ingressar no Brasil novamente no próximo mês.
Fonte: O Povo
Eu posso dizer que SINTO MUITO pelo acontecido, mas ACHO que O BRASIL e a POLICIA FEDERAL estao certos !O nooso Artista estava em TRANSITO tinha passagem na mao para ITALIA! AI DIGO a IMIGRACAO ESPANHOLA ABUSOU de VERDADE! Na verdade e “Reciprocidade”. , eu ja trabalhei como tradutor en NARITA TOKYO e a IMIGRACAO era certa e nao humilhava ninguem! chegar ao Japao para fazer turismo com 200 a 300 US no bolco e querem fiac 3 meses de FERIA ” BRINCADEIRA ” e nao falavam japones e Ingles , ENTAO seria deportado , e levado ao potao de embarque e tratado como um PASSAGEIRO NORMAL bem aqui no Japao e outra mentalidade . MAS PARABENS BRASIL continuem assim !
España deporta argentinos y latinos ! desta vez uma SENHORA de 58 anos UN ABSURDO !
Una mujer rosarina fue a visitar a su hija embarazada. Se iba a quedar tres meses. Pero la tuvieron demorada dos días y luego la enviaron de vuelta a la Argentina, con el argumento de que en ningún país le dan tanto tiempo de vacaciones a una mucama.
E isto ai !
PS: Argentina pais generoso, o que teria acontecido aos europeus que estavam morrendo de fome no século passado e fez sua vida, para tomar a América, e em muitos casos o fez,
a atitude europeia agora fede!