O paulista Rogério Dutra Silva será o primeiro tenista do Brasil a entrar em quadra no confronto com a Rússia pelos playoffs do Grupo Mundial da Copa Davis, neste fim de semana em São José do Rio Preto. Atualmente na 115ª colocação do ranking mundial, ele terá como adversário Igor Andreev, às 15h (de Brasília) de sexta-feira. O segundo jogo do dia é entre Thomaz Bellucci, número 1 do Brasil, contra Teymuraz Gabashvili. No sábado, ocorrem os jogos de duplas com os times formados por Marcelo Melo e Bruno Soares e Alex Bogomolov Jr. e Stanislav Vovk. No domingo, último dia do duelo, Bellucci pega Andreev e Rogerinho fecha o embate contra Gabashvili, em reedição do confronto da primeira rodada do Aberto dos Estados Unidos, vencido pelo nacional.
O confronto entre brasileiros e russos em Rio Preto vale uma vaga no Grupo Mundial da Davis, elite do tênis mundial, na próxima temporada. O Brasil está fora da chave principal da competição desde 2003 e perdeu nos playoffs nos últimos seis anos. Em 2011, o adversário foi justamente a Rússia, que venceu o confronto disputado em Kazan por 3 a 2.
“Não tinha muito o que escolher, a gente vem trabalhando bastante desde que chegou aqui, até antes de vir para cá, para estar pronto para tudo. Agora que saiu o sorteio, vamos tentar já começar com esse primeiro ponto para dar uma tranquilidade boa para o time e ver se conseguimos uma vantagem já na sexta-feira”, afirmou Rogerinho.
Caso o Brasil consiga vencer a primeira partida do embate com a Rússia, Bellucci entra em quadra para o segundo jogo com boas chances de deixar o País bem perto da vaga no Grupo Mundial. Tenista com melhor ranking entre os escalados para o duelo, ele já enfrentou Gabashvili, apenas o 163º do mundo, uma vez na carreira, no Aberto da Austrália de 2010, e saiu com a vitória. No sábado, a parceria brasileira não deve encontrar dificuldades contra os russos.
“Vai ser um jogo difícil. Acho que ele vai jogar solto, como franco-atirador e é um cara perigoso quando está jogandobem. Se a bola dele está entrando, é difícil. Vou ficar bem tranquilo, então tenho certeza de que farei um bom jogo e ganhar nosso ponto”, avaliou o número 1 do Brasil.
Assim como fez nos dias anteriores de treino em São José do Rio Preto, a equipe russa jogou o favoritismo para o lado dos donos da casa. Sem suas principais estrelas, Mikhail Youzhny e Nikolay Davydenko, Shamil Tarpischev surpreendeu ao não escalar Alex Bogomolov, tenista com melhor ranking entre seus comandados, nos duelos de simples, colocando Teymuraz Gabashvili para jogar.
“É um confronto em que tudo pode acontecer, mas a vantagem é do Brasil”, definiu o capitão, que também é presidente da Federação Russa de Tênis e dirige a equipe da Fed Cup, versão feminina da Copa Davis. Questionado sobre a ausência de suas estrelas, o comandante do time russo apontou a questão física como justificativa.
Youzhny, 25º colocado do ranking mundial, caiu na primeira rodada do Aberto dos Estados Unidos. Davydenko chegou a vencer sua primeira partida no torneio de Nova York, mas na segunda rodada caiu diante do local Mardy Fish e reclamou dos jogos em Grand Slams e na Copa Davis serem disputados em melhor de cinco sets. “A condição física não permite que eles viessem. Jogaram [no Aberto dos Estados Unidos] e perderam”, sentenciou.
Confira os horários dos jogos entre Brasil e Rússia pelos playoffs da Copa Davis:
Sexta-Feira
15h00 – Rogério Dutra Silva (BRA) x Igor Andreev (RUS)
A Seguir – Thomaz Bellucci (BRA) x Teymuraz Gabashvili (RUS)
Sábado
15h00 – Marcelo Melo / Bruno Soares (BRA) x Alex Bogomolov Jr./Stanislav Vovk (RUS)
Domingo
15h00 – Thomaz Bellucci (BRA) x Igor Andreev (RUS)
A Seguir – Rogério Dutra Silva (BRA) x Teymuraz Gabashvili (RUS)
Fonte: Gazeta Esportiva
Deixe um comentário