Já classificada, a Seleção Brasileira entrou em quadra para enfrentar a forte Espanha, nesta segunda-feira, brigando pela segunda posição do Grupo B. Poupando Nenê e utilizando parte de seus reservas durante a partida, o Brasil sofreu com a regularidade espanhola nos três primeiros quartos, mas teve reação impressionante no final de partida para virar o jogo e vencer por 88 a 82, ficando com a vice-liderança da chave. Agora, os brasileiros se preparam para pegar a Argentina nas quartas de final.
Os espanhois dominaram o primeiro quarto. Com ótimo aproveitamento nos arremessos e nos lances livres, onde converteu todos – grande maioria deles com Navarro –, a seleção espanhola contou com seguidos erros de ataque brasileiros e com boa atuação de sua zaga – Ibaka chegou a dar toco sobre Larry Taylor na última investida brasileira – para abrir 26 a 17.
O Brasil melhorou consideravelmente na segunda parcial, diminuindo a diferença para apenas quatro pontos logo nos primeiros três minutos. A Seleção, porém, voltou sofrer com as bolas de três espanholas: em uma delas, San Emeterio converteu da esquerda para abrir 35 a 28 e tranquilizar a torcida da Espanha presente na Basketball Arena.
Após o tempo técnico pedido por Rubén Magnano a cinco minutos do fim, os brasileiros voltaram mais agressivos e diminiuiram a diferença para apenas dois pontos, quando Alex converteu um de seus dois lances livres e anotou o 35º ponto brasileiro. O ímpeto da Seleção, porém, esbarrou nos seguidos erros de ataque nos últimos três minutos e meio – foram apenas três pontos convertidos por Marcelinho, a 30 segundos do fim. Mais atenta, a Espanha voltou a disparar no placar e fechou o primeiro tempo com 44 a 38 a favor.
O terceiro quarto seguiu com o mesmo panorama. Fazendo jogo parelho, o Brasil enconstava no placar para, em seguida, a Espanha voltar a abrir vantagem. Cometendo seguidas faltas, a Seleção viu os espanhóis abrirem 11 pontos após três conversões de lances livres, nos minutos finais do período, antes de diminuirem o placar em bela jogada de Guilherme Giovannoni e irem ao último quarto perdendo por 66 a 57.
Em desvantagem no placar, o Brasil partiu para cima da Espanha e diminuiu consideravelmente a diferença no placar na primeira metade do quarto, quando chegou aos cinco minutos perdendo por 73 a 69. Dois arremessos de três, com Larry Taylor e Leandrinho, porém, colocaram a Seleção à frente no placar pela primeira vez na partida.
Nem mesmo a enterrada de Paul Gasol, para empatar na sequência, diminuiu o ímpeto brasileiro, que abriu quatro pontos de vantagem em belo contra-ataque de Larry Taylor, após arremesso de três desperdiçado pelo craque espanhol.
Tranquila, a Seleção seguiu acertando praticamente tudo até o final da partida para aumentar ainda mais a vantagem no placar. Vencendo por 88 a 79, os comandados de Rubén Magnano ainda viram Llull acertar cesta de três no último segundo de jogo para diminuir a vantagem brasileira para 88 a 82 antes do cronômetro zerar e confirmar a quarta vitória brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres-2012.
A liderança do Grupo B ficou com a Rússia. Apesar da derrota por 82 a 80 para a Austrália, nesta segunda, os russos ficam à frente do Brasil por conta da emocionante vitória por 75 a 74 diante da Seleção – o confronto direto é o primeiro critério de desempate na classificação dos Jogos.
Já a Espanha fica com a terceira colocação. Mesmo com a derrota desta segunda, o ponto conquistado mantém a equipe à frente da Austrália. Com os mesmo 8 pontos conquistados, após a vitória sobre a líder Rússia, os australianos perdem no confronto direto, já que foram derrotados pelos espanhóis por 82 a 70 na segunda rodada.
A quinta colocação do Grupo ficou com a Grã Bretanha. Lanterna, até então, a anfritriã atropelou a China por 90 a 58 e encerrou sua participação nos Jogos com vitória, a única na competição. Já os chineses vão para casa com quatro derrotas na bagagem.
No Grupo A, Estados Unidos derrotam Argentina
Também nesta segunda, os Estados Unidos passaram fácil pela Argentina, com placar de 126 a 97 e asseguraram a ponta do grupo A. Assim, os norte-americanos encerram a primeira fase na ponta da chave e pegam a Austrália nas quartas de final. Já a Argentina ficou na terceira posição e será a adversária do Brasil na próxima fase. Entrando em quadra antes, a França bateu a Nigéria por 79 a 73.
Lutando pela quarta colocação, a Nigéria ficou de fora das quartas de final após a vitória da Lituânia por 76 a 63 sobre a Tunísia. Com o segundo triunfo nos Jogos, a equipe chegou aos sete pontos, um a mais que os nigerianos, e garantiu vaga na fase final de Londres-2012, onde enfrenta a Rússia.
Fonte: Gazeta Esportiva
Deixe um comentário