Desde 1º de novembro, o Hospital Alberto Rassi – HGG e a sede da Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta de Goiânia estão iluminados de azul. A cor adorna os prédios até o final do mês. Trata-se do Novembro Azul, campanha de conscientização nacional dirigida à sociedade para alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata.
Em vários países, o Novembro Azul também é chamado de Movember, que é uma junção das palavras moustache (bigode, símbolo da campanha) e November (Novembro). Homens e até mulheres postam fotos nas rede sociais com o bigodão estilo italiano. São debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças masculinas como o câncer de testículos, depressão entre os homens, cultivo da saúde, entre outros.
O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro. No Brasil, neste mês, também é comemorado o Dia do Homem, em 19 de novembro.
De acordo com os médicos, esse é o tipo de câncer mais comum entre os homens e pode ser diagnosticado através de um exame de sangue, chamado PSA, combinado ao exame de toque retal. Se diagnosticado no início, as chances de cura são de 80% a 90%; se detectado em estágio avançado, essas chances diminuem para 10% a 20%.
Fonte: IDETECH
Deixe um comentário