O Departamento de Vigilância e Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai realizar a partir desta sexta-feira, 6, ações de controle e combate aos escorpiões nos residenciais Orlando de Morais e Antônio Carlos Pires. A ação tem como objetivo prevenir a ocorrência de acidentes ocasionados pela picada de escorpião, que pode ser grave, principalmente em crianças e idosos.
Já foram realizadas vistorias em domicílios e comércios da região, limpeza de áreas públicas pela Comurg e o treinamento de agentes de saúde para orientar os moradores dessas áreas quanto aos cuidados para evitar a picada do animal.
Nas residências, escorpiões são comuns em saídas de esgoto, ralos e caixa de gordura. Esse animal procura locais escuros e se alimentam principalmente de baratas. Por isso a importância de se combater o aparecimento desses insetos, que são atrativos dos escorpiões.
Prevenção e controle
Os escorpiões são animais peçonhentos que injetam veneno por um ferrão na ponta da cauda. O acidente com pessoas geralmente ocorre quando há contato com o animal, geralmente na mão ou no pé.
Em caso de picada, a pessoa precisa procurar o hospital ou a Unidade de Saúde mais próxima. Se a vítima for menor de sete anos ou tiver mais de 60, deve ser encaminhada para atendimento de emergência, a fim de receber tratamento específico com soro anti-escorpiônico ou anti-aracnídeo.
Fonte: goiania.go.gov.br
Deixe um comentário