Durante a cirurgia para retirada de tumor, presidente da Venezuela teve uma hemorragia. Segundo médicos, infecções são comuns depois do procedimento
O estado de saúde do presidente da Venezuela, Hugo Chávez , foi agravado por uma infecção respiratória, mas, segundo o ministro da Comunicação e Informação, Ernesto Villegas, ele se recupera. De acordo com Villegas, os médicos disseram que são comuns infecções respiratórias depois de cirurgias. Chávez foi operado no dia 11 em Havana , capital cubana, em mais um capítulo em sua luta contra um câncer. Durante a cirurgia, ele teve um ‘sangramento’ .
Villegas anunciou que é “estável” o estado de saúde de Chávez. O ministro leu um comunicado em rede nacional de rádio e televisão. Segundo ele, os médicos aconselharam o presidente a ficar de “repouso absoluto e seguir um tratamento rigoroso”.
“O estado geral do presidente é estável. Anteontem, segunda-feira, 17 de dezembro, ele foi diagnosticado com uma infecção respiratória, a equipe médica começou a tratar imediatamente e ela foi controlada”, disse o ministro. “Viva Chávez”, acrescentou, ao encerrar o pronunciamento.
Antes de viajar para Cuba, Chávez fez um pronunciamento à nação informando que seus médicos recomendaram uma cirurgia de urgência. Ele pediu que a sociedade apoie o vice-presidente e chanceler Nicolás Maduro , que assumiu interinamente a Presidência da República.
Reeleito para a Presidência , Chávez deve tomar posse no dia 10. Caso não consiga ser empossado , assume o atual presidente da Assembleia Nacional (Parlamento), Diosdato Cabello, e são convocadas eleições em até 30 dias. A eventual disputa deve colocar como adversários Maduro e Henrique Capriles , que perdeu as últimas eleições para Chávez.
A presidenta Dilma Rousseff telefonou na terça a Maduro para perguntar sobre a saúde de Chávez. De acordo com a assessoria, o vice respondeu que o presidente está se recuperando do procedimento cirúrgico e Dilma desejou pronto estabelecimento ao líder da Venezuela, membro mais recente do Mercosul.
A assessoria da Presidência afirmou que Dilma também cumprimentou Maduro pelas eleições estaduais de domingo. O Partido Socialista, de Chávez, ampliou o controle no país, tirando quatro governos das mãos da oposição, vencendo em 20 dos 23 Estados da Venezuela .
Fonte: Ig
Deixe um comentário