A temporada 2012 da Fórmula 1 terminou assim como as duas anteriores: com Sebastian Vettel campeão. Porém, a última conquista foi diferente e o alemão pode provar aos críticos ser um bom piloto e não apenas ter um bom carro.
As conquistas de 2010 e 2011 foram facilitadas pela soberania do carro da Red Bull frente às outras equipes, o que permitia ao piloto partir da pole-position em muitas provas. O contexto motivou muitos críticos a duvidarem da verdadeira capacidade de Vettel como piloto. Após o terceiro Mundial, com corridas complicadas e muitas ultrapassagens, inclusive na decisão do Grande Prêmio do Brasil, o alemão rebateu os críticos.
“É realmente um pouco engraçado olhar para trás agora e pensar que eu não era capaz de ultrapassar. Agora, depois de apenas duas corridas, eles mudaram de ideia” afirmou em visita à fábrica da Red Bull.
Vettel não acredita que tenha mais méritos esse ano, por ter conseguido menos poles, do que nas conquistas anteriores. “Ganhar quando se parte da frente e vir de trás é o mesmo. Você faz o seu melhor, mas as pessoas só dão crédito por ter ultrapassado. Eles talvez não entendam o que é abrir oito segundos de vantagem”, opinou. “No ano passado, nós sempre iniciamos da melhor posição, e, sim, não fazíamos ultrapassagens, então éramos criticados por isso”, completou.
O alemão ainda afirmou que a pressão por mais vitórias aumenta e isso dificulta as corridas, todavia, sua estratégia será pensar em uma prova de cada vez. “Não é fácil se manter focado, é muito difícil, mas busco sempre ir passo a passo. Eu disse no domingo, depois da corrida, que o mais difícil é vencer depois de ter vencido”.
Fonte: Gazeta Esportiva
Deixe um comentário