Depois de mais de uma semana adiando, o austríaco Felix Baumgartner finalmente realizou o salto da estratosfera, tornando-se o primeiro homem a ultrapassar a velocidade do som sem o auxílio de equipamentos mecânicos.A previsão inicial era de que ele saltasse 36.576 metros, mas após cerca de 2h30 de subida, o paraquedista pulou de uma altura de 39 mil metros.
Desta forma, além de ser o primeiro homem a quebrar a barreira do som, Baumgartner acumulou outros quatro recordes mundiais: o de maior velocidade em queda livre, o de salto mais alto, o de voo mais alto em um balão tripulado e o da queda livre mais longa.
A princípio, o salto histórico seria no dia 8 de outubro, mas, devido ao mau tempo, teve que ser adiado para esta segunda-feira. Entretanto, as condições climáticas permitiram que o evento promovido pela Red Bull, e que recebeu o nome de Stratos, fosse realizado já neste domingo, em Roswell, no Novo México.
Acompanhado pela Força Aérea americana, Baumgartner saltou da estratosfera e venceu a velocidade do som
Vestindo uma roupa pressurizada já que na estratosfera não existem condições para a vida devido à falta de oxigênio, ao frio (inferior a 68 graus abaixo de zero), e à pressão, que podem até levar a uma hemorragia cerebral, o austríaco subiu durante mais de duas horas dentro capsula tripulada com 1.215 quilos.
Aos 43 anos, Baumgartner já possuía um recorde mundial no currículo: foi o primeiro homem a fazer um voo em queda livre através do Canal da Mancha com a ajuda de uma asa de carbono, realizado em 2003.
Deixe um comentário