A polêmica cabeçada de Zinedine Zidane em Marco Materazzi, aos cinco minutos da prorrogação da final entre França e Itália, naCopa do Mundo de 2006, foi eternizada em escultura de cinco metros exposta desde esta quarta-feira em frente ao Museu de ArteModerna Pompidou, em Paris.
Criada pelo artista Adel Abdessemed, da Argélia, país dos pais do jogador, a obra é nomeadaCoup de Tête – A Cabeçada, em português –, e faz parte de sua exposição pessoal no museu.
“Esta estátua enfrenta a tradição, que consiste em fazer estátuas em homenagem a algumas vitórias. Esta é uma ode à derrota”, revela Philippe Alain Michaud, curador da exposição de Abdemessed.
Após anunciar previamente que se aposentaria após a disputa da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, Zizou foi um dos pilares da campanha que levou a França à final da competição, deixando pelo caminho favoritos como Espanha e Brasil.
Após abrir o placar com um gol de pênalti, Zidane viu a Itália empatar com um gol de cabeça do zagueiro Materazzi, que viria a ser o coadjuvante de seu último ato como jogador de futebol.
Provocado pelo italiano no início do segundo tempo da prorrogação, o camisa 10 francês dirigiu-se à sua direção e o atingiu com uma cabeçada no peito. Expulso, Zidane acompanhou do vestiário a derrota nos pênaltis de sua seleção.
Fonte: Gazeta Esportiva
Deixe um comentário