Nas últimas três rodadas do Brasileirão, o Atlético realizou boas atuações, mas saiu de campo com empates contra Corinthians, Santos e Atlético-MG. Faltava uma vitória para respaldar o futebol apresentado pelo Dragão. Sob os olhares de quase 10 mil torcedores, o rubro-negro ratificou a boa fase e bateu o Palmeiras por 2 a 1, no Serra Dourada.
Na partida, válida pela 18ª rodada da competição, o rubro-negro contou com uma excelente atuação do volante Dodó e com os primeiros gols de Eron e Rayllan pelo clube para conseguir o seu terceiro triunfo no Nacional. No caso de Rayllan, o meia balançou as redes apenas um minuto depois de entrar em campo, na etapa final, em seu segundo toque na bola. Barcos fez para o Palmeiras.
Além da vitória, o Atlético também consolida seu bom retrospecto contra equipes paulistas nesse Brasileirão. Em seis jogos frente a times deste estado, a equipe perdeu apenas um, para a Portuguesa. Empatou com Ponte Preta, Corinthians e Santos, e além do Palmeiras, havia vencido também o São Paulo.
O jogo
No começo da partida, as duas equipes marcavam forte no meio e ambas tinha dificuldades para entrar tocando nas defesas adversárias. Em função disso, Atlético e Palmeiras chegaram a arriscar alguns chutes de longe, mas todos sem direção.
A primeira chance do Dragão que levou algum perigo de gol aconteceu aos oito minutos. Depois de falta cobrada por Marcos na direita, Ricardo Bueno cabeceou e a bola passou perto.
Com o jogo truncado, um toque de categoria poderia fazer a diferença. Aos 18, Dodó, responsável pela marcação, resolveu encarnar um típico camisa 10 e fez belo lançamento da intermediária para Eron, que entrava nas costas da defesa. O lateral-esquerdo chutou de direita para estufar as redes. Primeiro gol do jogo e de Eron com a camisa rubro-negra.
O gol deu ânimo ao mais querido dos goianos, que quase ampliou dois minutos depois. Em cobrança de falta ensaiada, Marcos rolou e Wesley chutou forte. A bola passou rente ao travessão.
A equipe paulista, por sua vez, tentava chegar em contra-ataques rápidos. Foi num lance deste tipo que o empate saiu, aos 24. João Vítor avançou em velocidade pela direita e cruzou na área para Barcos cabecear no contrapé de Márcio e deixar tudo igual.
Aos 34, Márcio evitou aquele que seria o gol da virada alvi-verde. Barcos lançou Mazinho que dominou colocando a bola na frente. O chute foi em cima do arqueiro, que tirou para escanteio.
No segundo tempo, aos 13, o técnico Felipão colocou o atacante Obina no lugar de Valdivia. O cartão de visitas do xodó da torcida foi um chute colocado da entrada da área. Márcio voou bonito para tirar. Mais incisivo, o Palemiras voltou a assustar em chute de Patrik, onde Márcio voltou a salvar.
Rayllan entra e decide
Quando tudo caminhava para a virada paulista, brilhou a estrela do meia Rayllan. Aos 33, o técnico Jairo Araújo o colocou em campo no lugar de Ricardo Bueno. O baiano, que fazia apenas seu quarto jogo pelo clube goiano, precisou de apenas dois toques para decidir a partida.
Depois de apenas um minuto em campo, o camisa 15 se consagrou. Marcos foi a linha de fundo e cruzou na área. Patric escorou de cabeça e Rayllan compeltou para o gol, colocando o Dragão em vantagem.
No finalzinho do jogo, Patric, em jogada individual, quase fez terceiro, mas a chance parou nas mãos de Bruno. Em tempo. A esta altura, o placar e a vitória já estavam definidos em favor do Atlético.
Após enfrentar Atlético-MG e Palmeiras no Serra Dourada, o Dragão terá pela frente, assim como na semana passada, duas partidas longe de Goiânia. Na quinta-feira, o rubro-negro joga em Florianopólis, às 19h30, no Orlando Scarpelli, contra o Figueirense, por uma vaga na próxima fase da Copa Sul-Americana. O confronto de ida entre as duas equipes terminou empatado em 1 a 1. Após cumprir suspensão diante do alvi-verde paulista, o meia Joilson fica novamente à disposição do técnico Jairo Araújo.
Da capital catarinense, a delegação segue direto rumo a Salvador. No domingo, o time enfrenta o Bahia, às 18h30, no Estádio Pituaçu, pela 19ª e última rodada do primeiro turno Brasileirão.
A preparação para estes dois duelos começa nesta segunda-feira, às 16 horas, quando o elenco se reapresenta no CT do Dragão.
Ficha Técnica
Atlético 2 x 1 Palmeiras
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (FIFA-PE)
Público: 9.995 pagantes
Renda: R$ 273.110,00
Gols: Eron e Rayllan (ACG); Barcos (PAL)
Atlético
Márcio; Marcos, Gustavo, Reniê e Eron (Diego Giaretta); Dodó, Marino, Ernandes e Wesley (Felipe); Ricardo Bueno (Rayllan) e Patric. Técnico: Jairo Araújo.
Palmeiras
Bruno; Román, Maurício Ramos e Thiago Heleno (Leandro Amaro); Correa (João Denoni), João Vitor, Patrik, Valdivia (Obina) e Juninho; Mazinho e Barcos. Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Fonte: Atlético-GO
Deixe um comentário