Apenas o sexto e o nono colocados venceram; Palmeiras sai da zona do rebaixamento
Rodada “igual” para os líderes do Brasileirão. Dos dez primeiros colocados, apenas dois venceram: Botafogo e Corinthians. Mas a boa notícia para os primeiros colocados é que o Fogão terminou a jornada em sexto, ainda com quatro pontos de desvantagem para o Grêmio – o último do G4 -, e o Timão, que já está classificado para a Libertadores de 2013, é apenas o nono.
O Atlético-MG continua com três pontos a mais e um jogo a menos que o Fluminense. E “graças” ao rival Cruzeiro, que segurou o empate com o Tricolor carioca. A vantagem para o Vasco, terceiro, também continua a mesma.
O Galo tentou, tentou, tentou, mas não conseguiu furar o bloqueio do xará Goianiense. Quer dizer, até furou, mas ficou mesmo no 1 a 1 com o vice-lanterna, no Serra Dourada. O Atlético-MG, que jogou com um jogador a mais desde o primeiro tempo, ainda chutou três bolas na trave, mas não conseguiu a vitória.
O Fluminense reclamou, com razão, do gol do Cruzeiro, marcado por Wellington Paulista, que dominou a bola com a mão. A Raposa também ficou na bronca por um pênalti não marcado. Logo depois, o Tricolor carioca fez o seu gol de empate. O árbitro Paulo Godoy Bezerra saiu escoltado por conta de reclamações dos dois times. No fim, persistiu o empate em 1 a 1 no Independência. Pior para os dois que não puderam se aproximar mais da briga.
Na terceira colocação, o Vasco também empatou. Mas ficou no 2 a 2 com o Coritiba. Em São Januário, o Cruz-maltino foi dominado no primeiro tempo e levou um gol do Coxa. Mas reagiu e conseguiu a virada no fim do segundo tempo. Mas vacilou de novo e acabou levando o empate aos 44 minutos do segundo tempo, dois minutos depois de ter feito o seu gol. Resultado que tirou o time paranaense da zona do rebaixamento. Já para os cariocas, ficou a frustação, já que o triunfo recolocaria a equipe na vice-liderança.
Se os três primeiros empataram, os gaúchos, quarto e quinto colocados, foram ainda piores. A notícia boa para o Grêmio, que perdeu para a Portuguesa por 2 a 1, em Porto Alegre, continuou no G4. A Lusa, que está invicta há sete jogos, conseguiu o seu primeiro triunfo como visitante e o primeiro sobre o rival, no Olímpico, em Campeonatos Brasileiros.
O Internacional, que poderia ter tomado o lugar do rival no G4, também perdeu. Ainda desfalcado de Leandro Damião, na Seleção, também não pôde contar com Dagoberto, D’Alessandro, Damião, Forlán, Guiñazú e Ygor. O Corinthians também sem força máxima, foi um pouco melhor e venceu. Fez 1 a 0 no Pacaembu, com um gol de Paulo André, e subiu para a nona colocação. Há nove jogos invictos, o Timão não tem muitas pretensões no Brasileirão.
Sonhando com uma vaga na Libertadores em 2013, o Botafogo fez sua parte. Em casa, venceu o Sport por 2 a 0, ficou na sexta colocação e agora a apenas quatro pontos do Grêmio, o quarto colocado. E ainda com direito ao primeiro gol de Seedorf com a camisa do Fogão no Engenhão.
Se o Botafogo sobe, o São Paulo cai. Em noite desastrosa, o Tricolor paulista foi dominado pelo Naútico e acabou goleado por 3 a 0 – com direito a um gol contra de Rogério Ceni -, nos Aflitos. O time, que podia se aproximar de vez na briga pelo G4, caiu para a oitava colocação do Brasileirão. O Timbu respira e fica cada vez mais longe da zona do rebaixamento.
Na parte de baixo da tabela, o Palmeiras, enfim, reage. Com a vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo, com mais um gol de Barcos, o 20º do ano (desta vez em impedimento), o Verdão chegou aos 16 pontos e saiu do setor da degola. O Mengão, em nono, continua longe da briga.
O Bahia até tentou, mas acabou a rodada entre os quatro últimos. Terminou a quarta fora do Z4 com a vitória por 2 a 0 sobre a Ponte Preta, em Campinas. Mas o empate do Coxa foi o suficiente para “derrubar” os baianos.
A torcida do Santos “respira aliviada”. Com as voltas de Neymar e Ganso e a reestreia de André, o time “deslanchou” em Florianópolis. Até saiu atrás do placar, mas reagiu com um golaço da Joia, que veio de jatinho de Estocolmo após ter jogado na vitória da Seleção sobre a Suécia por 3 a 0 na quarta, e venceu por 3 a 1. O Figueira continua na lanterna e o Peixe se afasta de vez da zona do rebaixamento.
Fonte: Lancenet
Deixe um comentário