A Seleção Brasileira feminina de futebol enfrenta o Japão nesta sexta-feira, às 13 horas (de Brasília), no Millennium Stadium, em Cardiff, País de Gales, pelas quartas de final dos Jogos Olímpicos de Londres. O Brasil perdeu no meio de semana para a Grã-Bretanha, por 1 a 0, terminando seu grupo na segunda posição.
O resultado foi um castigo, pois colocará no caminho das brasileiras, simplesmente, a atual campeã mundial. A equipe japonesa derrotou a França na final da última Copa do Mundo e chega para este torneio com status de ser uma das favortitas.
Jorge Barcellos, técnico da Seleção Brasileira, procurou trabalhar o aspecto psicológico das suas comandadas nos últimos dias. Ele procurou mostrar a elas que a derrota para as britânicas não pode influenciar em nada o desempenho diante das japonesas, já que acredita na conquista da medalha de ouro.
“Nós fomos derrotados em um jogo, mas não perdemos o sonho da medalha. Temos mais um jogo pela frente, independentemente do resultado anterior, então agora precisamos saber sobre a necessidade de ganhar” ressaltou Barcellos. Na visão das jogadoras brasileiras, o último resultado pode, inclusive, ser muito útil para que elas consertem alguns erros e possam ter uma grande atuação frente às japonesas.
“Nós precisamos aprender com as derrotas, ainda mais quando elas vem em um momento que não chegam a atrapalhar o objetivo final. Erramos muito contra a Grã-Bretanha e esses erros serão ainda mais fatais se cometidos contra um time do porte do Japão. Mas, tenho convicção de que vamos apresentar um futebol muito melhor dessa vez e conquistaremos a vitória”, disse a atacante Marta, uma das melhores jogadoras do mundo.
Em relação ao time que vai a campo, Jorge Barcellos vai promover uma modificação. A experiente meia Formiga, poupada contra a Grã-Bretanha, reaparece na vaga de Thaisinha. Pelo lado do Japão, o fato de enfrentar as brasileiras também não foi muito comemorado, pois as japonesas acreditam que o Brasil pode fazer uso de individualidade. Isso preocupa muito o técnico Norio Sasaki.
“Quando você enfrenta um rival que pode fazer uma jogada que desmonte seu esquema de jogo é algo muito preocupante. O Brasil é assim. A individualidade é muito forte. Jogadoras como Marta e Cristiane ganham um jogo. Mas nós temos a nossa virtude, um conjunto muito forte e podemos fazer a diferença também nesse aspecto”, analisou o treinador.
O Japão não tem problemas para este compromisso e vai com força máxima. O grande destaque da equipe é a meia Hornare Sawa, considerada a melhor jogadora da última Copa do Mundo.
Mais futebol feminino – Os outros três jogos das quartas de final também acontecerão nesta sexta-feira. A primeira partida acontecerá às 8 horas, em Glasgow, onde a vice-campeã mundial França encara a Suécia. O vencedor deste jogo vai enfrentar o Brasil nas semifinais caso as brasileiras passem pelas japonesas.
Bicampeã olímpica, a seleção dos Estados Unidos, que tem cem por cento de aproveitamento na competição, encara a Nova Zelândia, às 10h30, em Newcastle. Fechando as quartas de final, às 15h30, a Grã-Bretanha, que ganhou também os três jogos que fez até o momento, pega o Canadá. Caso as partidas desta etapa terminem empatadas, acontecerá uma prorrogação. Persistindo a igualdade, o vitorioso sairá das cobranças de pênaltis.
FICHA TÉCNICA BRASIL X JAPÃO
Local: Millennium Stadium, em Cardiff (País de Gales)
Data: 3 de agosto de 2012 (Sexta-feira)
Horário: 13 horas (de Brasília)
Árbitro: não divulgado pela organização
BRASIL: Andreia; Erika, Renata Costa e Bruna; Rosana, Ester, Francielle, Formiga e Maurine; Marta e Cristiane Técnico: Jorge Barcellos
JAPÃO: Miho Fukumoto; Yukari Kinga, Azusa Iwashimizu, Saki Kumagai e Aya Sameshima; Mizuho Sakaguchi, Aya Miyama, Nahomi Kawasumi e Hornare Sawa; Shinobu Ohno e Yuki Ogimi Técnico: Norio Sasaki
Fonte: Gazeta Esportiva
Deixe um comentário